terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Casamento real: conheça dez estilistas cotados para assinar o vestido de Kate


Roupa deve chamar mais atenção do que os suntuosos espaços da Abadia de Westminster


Desde que o casamento de Kate Middleton com o Príncipe William foi anunciado, os holofotes estão voltados para a Grã-Bretanha. Todo mundo está especulando que estilista assinará o vestido de noiva. Quem conceber a peça deverá ter aptidões técnicas especiais, além de ter a responsabilidade de corresponder à pompa e circunstância da ocasião.
Certamente, o vestido será fotografado e filmado de todos os ângulos imagináveis. Como Kate permanecerá sentada em carruagens e também durante a cerimônia, a peça não poderá amassar. Tem que recatado, para esconder qualquer vislumbre dos seios quando fotografados de cima, e ser vistoso. Com todos os exigentes requisitos, a roupa deve chamar mais atenção do que belos e suntuosos espaços da Abadia de Westminster.
A futura embaixatriz da moda britânica pode ainda ousar e criar seu próprio estilo. Apesar de alguns nomes de estilistas da London Fashion Week terem sido cogitados, as noivas da realeza britânica sempre escolheram vestidos de casas especializadas ou de experientes designers de alta-costura.
Dez estilistas que podem cumprir essa missão extraordinária:
::: Jasper Conran
Se perguntarem aos editores de moda britânica quem deveria criar o vestido de Kate Middleton, boa parte responderá Jasper Conran. Ele já foi indicado como o Estilista Britânico do Ano no passado, exibiu sua moda feminina elegante na passarela da London Fashion Week, além de assinar vestidos de noiva há quase trinta anos. Ele fez o vestido elegante e sofisticado que a sobrinha da rainha, Lady Sarah Armstrong-Jones, usou em seu casamento com Daniel Chatto em 1994.
::: Vivienne Westwood
Ela já foi a enfant terrible da indústria da moda britânica, mas agora está mais discreta com a idade. Se no passado as suas modelos não usavam calcinhas sob microkilts e se equilibravam sobre plataformas de 20 centímetros na passarela, agora seus vestidos de festa e de casamento são passíveis de serem usados tanto por pilares da sociedade conservadora quanto por estrelas do rock ou artistas avant-garde. O vestido de Sarah Jessica Parker, no filme Sex in the City, é dela.
::: Daniella Helayel, da Issa
Antes uma grife discreta, conhecida sobretudo por seus vestidos provocantes e de bom caimento de jérsei de seda, a Issa, se tornou uma das grifes mais faladas do mundo, graças ao vestido exclusivo de seda azul escolhido para o anúncio de noivado de Kate Middleton. A estilista brasileira Daniella Helayel está sendo cogitada como a favorita para o vestido do casamento, depois de ter feito trajes de noiva sob encomenda para clientes especiais.
::: Bruce Oldfield
Queridinho dos setores da moda, Oldfield vem desenhando para sua própria grife desde 1975. Depois de superar sua infância difícil, ele se tornou um dos estilistas prediletos da Princesa de Gales, Diana. Foi responsável por alguns de seus trajes mais emblemáticos. Oldfield trabalha principalmente com alta-costura em seus salões em Beauchamp Place, em Londres, fazendo vestidos para todas: de Rihanna a Joan Collins.
::: Elizabeth Emmanuel
Em 1981, o vestido que ela e seu então parceiro, David Emmanuel, criaram para Diane no seu casamento com o príncipe Charles, era romântico e chamativo, com enormes mangas bufantes, além de uma cauda de 7,5 metros. Desde então, Elizabeth foi responsável por projetar o emblemático uniforme escarlate da Virgin Atlantic, usado por muitas celebridades, de Drew Barrymore a Jerry Hall.
::: Erdem
A imprensa britânica da moda adoraria ver um estilista emergente que participa da London Fashion Week conseguir o serviço. Suas confecções, muitas vezes românticas e florais, demonstram uma enorme habilidade, e sua obsessão com a história do traje e seus belos tecidos produziriam um vestido realmente deslumbrante. Ele vestiu algumas das mulheres mais importantes do mundo, de Michelle Obama e Anna Wintour nos Estados Unidos, a Sarah Brown e Samantha Cameron no Reino Unido.
::: Stella McCartney
Educada na escola de moda de Londres, Stella McCartney fez grande sucesso na grife parisiense Chloe antes de lançar sua própria marca em 2001, com o apoio do gigante da moda, o grupo Gucci. Ela é mais conhecida por fazer roupas desejadas por mulheres que realmente querem usá-las no dia a dia, porém tem um passado famoso em termos de vestido de casamento: foi a estilista do vestido de casamento de Madonna.
::: Amanda Wakeley
Outra estilista britânica que vestiu Diana, Amanda também criou roupas para a rainha Rania da Jordânia, além de Kate Winslet e Charlize Theron. Autodidata, ela exibe suas belas criações minimalistas e elegantes no programa oficial da London Fashion Week, mas é conhecida principalmente por seus trajes de noite, fora dos circuitos da moda. Uma coluna enviesada de cetim de seda é uma das silhuetas mais associadas às suas criações, e ela se tornou uma das mais destacadas estilistas de vestidos de noiva sofisticados.
::: Philippa Lepley
Se Kate optar por contratar uma costureira especializada em casamentos, então Philippa Lepley é considerada uma das prediletas para o trabalho. A estilista tem aptidão e experiência para fazer um vestido adequado para um casamento desse nível. Ela abriu o salão com seu próprio nome, em 1990, especializado em vestidos elegantes e simples, usando tecidos incrivelmente luxuosos, muitas vezes com bordados e enfeites costurados à mão.
::: Roland Mouret
Mouret cria alguns dos vestidos mais cobiçados do mundo. Com uma compreensão instintiva de como realçar e ajustar seu modelo no corpo de uma mulher, ele torna sublimes todas as mulheres que usam seus vestidos. Sua lista de clientes é lendária e, embora ele apenas faça vestidos de noiva de alta-costura para poucos clientes especiais, eles são de tirar o fôlego.
DONNA DC

0 comentários:

Postar um comentário