sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Que FPS devo usar em cada situação?

Alan Pedro, Agência RBS

Não é só na época de praia e piscina que o protetor solar deve ser lembrado. A proteção contra a radiação ultravioleta deve ser incorporada ao cotidiano tanto quanto escovar os dentes. Mas a escolha do fator de proteção varia conforme a ocasião.
Confira quando o filtro não pode ser esquecido e os cuidados para cada situação:
Praia
Escolha um produto com FPS mais alto. Procure indicações de resistência à água e ao suor na embalagem. Eu uso diariamente um fator 40 no rosto. Nas férias, pretendo usar 70. Exagero? Prefiro aproveitar a praia sem maiores preocupações com queimaduras, manchas e envelhecimento precoce da pele.
Carro
A radiação atravessa o vidro e reflete nos outros carros. Aplique no rosto, braço, colo e mãos. Assim você aproveita e evita o efeito “braço de caminhoneiro”. Dica: deixe um frasco no porta-luvas ou na bolsinha que fica atrás dos bancos dianteiros.
Ao andar na rua
Aposte em FPS 30 no rosto e 20 no corpo. Lembre-se que o sol não vem só de cima. Ele reflete em várias estrututras da cidade. Portanto, só boné não basta.
Você sabia?
A boca é uma das regiões do rosto mais exposta à radiação. Ressecamento e lesões causadas pelo sol são muito comuns no verão. Para fugir disso, use um protetor labial com FPS 30 e reaplique sempre – até depois de beijar! Assim, estará protegido também do câncer de boca.
Dá pra usar o protetor solar do dia a dia na praia?
Depende. Se o FPS for o recomendado para seu tipo de pele, e o produto prometer resistência ao suor e à água, vá fundo. Senão, corra até a farmácia. Não se esqueça que no verão suamos muito mais, além de molhar a pele no mar, na piscina, no chuveirinho…
Fonte:  Maycon Ribeiro, cientista da Sundown

0 comentários:

Postar um comentário