sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Pontos Turísticos de Salvador


A capital baiana é uma cidade bastante hospitaleira e cheia de energia. Cidade praiana, onde o sol brilha praticamente todos os dias do ano.
Para você que ainda não visitou capital baiana, e para os que já visitaram, a Xikita resolveu presenteá-los com algumas fotos de pontos turísticos que não podem deixar de ser vistos e apreciados em ocasião de turismo.

Mercado Modelo



Localizado na Praça Cayru, na cidade baixa, o mercado modelo foi prédio da antiga Alfândega e é hoje um dos principais pontos de venda de arte típica da Bahia. Tem 259 boxes com o que há de melhor em termos de artesanato nordestino, lá se encontra batas, toalhas de renda, redes, balangandãs e patuás. Além de opção de compras, também é uma ótima dica para desfrutar pratos típicos da culinária baiana e onde se encontra bares com bebidas típicas e tira-gosto. A rotunda, por sua vez, passou a funcionar como palco de rodas de capoeira e apresentações de cantadores e repentistas e de todo tipo de manifestação folclórica.


Lagoa do Abaeté



A Lagoa do Abaeté, antes conhecida como Lagoa de Itapuã, é um dos cantinhos mais belos de Salvador e atrai principalmente quem gosta de passeios ao ar livre. A areia branca e fina rodeia as águas escuras da lagoa, um contraste que só se tem idéia da beleza quando estamos perto. 

A Lagoa conta também com uma série de quiosques reunidos, que abrigam restaurantes e lojas de artesanato. Muitos dos restaurantes e barzinhos oferecem música ao vivo nos fins de semana para os clientes. Baianas do acarajé também compõem o cenário, vendendo em seus tabuleiros abará, acarajé, bolinho de estudante, cocadas. A lagoa é um espaço de lazer e muitos a visitam, principalmente os próprios nativos da cidade.


Praia de Piatã


A praia de Piatã é uma praia que possui uma forma que se assemelha a de uma Baía, terminando em uma península rochosa.

Frequentada tanto por soteropolitanos e turistas, a praia costuma estar sempre cheia. 


Pelourinho



Pelourinho significa "lugar de chicoteamento de escravos", era lá que durante muitos anos realizava-se o castigo dos escravos. Com o fim da escravidão no Brasil, em 1835, este local da cidade atraiu artístas de todos os gêneros: cinema, música, pitura, etc. Tornando então o Pelourinho um rico centro cultural.
O Pelourinho é um local com belas construções coloniais ricas em cores. 
Andando pelas ruas do Pelourinho você poderá ver uma série de coisas: igrejas, lojas de artesanato, restaurantes, bares, museus, artistas, etc. Cada uma com sua história.


Porto da Barra


Esta praia possui uma pequena extensão de areia e é bastante freqüentada aos fins de semana e feriados, possuindo uma pequena enseada de ondas calmas e água de temperatura agradável, bastante propício ao banho de mar.
No limite do passeio, em pedras portuguesas, existe uma balaustrada de onde se tem uma excelente vista da Ilha de Itaparica e de onde pode-se apreciar o pôr-do-sol - um dos poucos locais do Brasil continental onde o poente ocorre sobre o mar.
No Porto da Barra foram escritas as primeiras linhas de história de Salvador. Lá estão monumentos como as fortalezas de Santa Maria e São Diogo, além das igrejas de Nossa Senhora da Graça e de Nossa Senhora da Vitória.


 Praia do Itapuã



Ornada por centenas de coqueiros altíssimos, a Praia de Itapuã, cantada nos versos de Vinicius de Moraes, é uma das preferidas pelos moradores da capital baiana.
Itapuã é a continuação, da orla da cidade alta, de diversas praias que têm início no bairro da Barra, na praia da Barra e continuando nas praias de Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, dentre outras e se estendendo até a Terceira PonteCorsárioPlacaford, indo até o Farol de Itapuã - onde se encontra a Praia do Farol.

Igreja do Bonfim



Para o povo baiano, a Igreja do Bonfim é o maior centro da fé católica, e ainda daquelas que, pelo sincretismo, têm no local o ponto máximo da religião.
As imagens de Nosso Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia vieram de Portugal para a Bahia, através do Capitão da marinha portuguesa Theodozio Rodrigues de Faria, chegando no dia 18 de abril de 1745, num domingo de Páscoa e ficando abrigadas na Igreja da Penha, edificada na ponta da península itapagipana, até 1754.
A fachada da Igreja do Bonfim, que é rococó, é coberta por azulejos brancos portugueses, que chegaram à igreja cem anos depois da constru-ção. O interior é neoclássico, com pinturas de homens e nuvens no te-to, feitas entre 1818 e 1820 por Franco Velasco. A Igreja guarda ainda, na sacristia, uma bela coleção de quadros de José Tehófilo, um dos pin-tores baianos do final do século XVIII.


Elevador Lacerda


Imponente e reconhecido como um dos ícones mais importantes do turismo de Salvador, o famoso Elevador Lacerda é muito mais do que uma ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Trata-se de um verdadeiro cartão-postal com a generosidade de oferecer aos seus visitantes uma maravilhosa vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. Ë por isso, que além dos próprios baianos, não há turista que chegue na cidade e não tenha vontade de vê-lo de perto e registrar tudo em muitas fotos. 

Farol da Barra



Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio localiza-se na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador, no litoral do estado da Bahia, no Brasil.
Torre troncónica em alvenaria com lanterna e galeria, 22 metros de altura e pintada com bandas preta e brancas. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra.
É nesta praia, portal de entrada da Baía de Todos os Santos, que está a Fortaleza de Santo Antônio, de onde se ergue um dos cartões postais da cidade: o Farol da Barra. 

A praia é protegida por arrecifes e na maré-baixa as piscinas naturais de águas cristalinas são uma atração à parte. O paredão de arrecifes também convida para um mergulho de contemplação. 

Perto do Farol está a estátua do Cristo Redentor. Esse ponto da praia tem boas ondas e é ideal para o surf.

Um calçadão acompanha os 5 km de extensão da praia e é um dos lugares mais procurados para cooper e caminhadas. Além disso, Farol da Barra oferece toda a infra-estrutura para receber o turista. Hotéis, pousadas, bares e restaurantes. 

No carnaval, o Farol da Barra é o ponto de partida do Circuito Osmar, que carrega pela avenida milhares de foliões até a praia da Ondina. 

Aproveite para deixar seu comentário. bjs



0 comentários:

Postar um comentário